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Relacionamento com fornecedores: Estudo de caso de uma empresa da grande distribuição em Portugal

Aluno: Sara Cristina Braga De Lima Oliveira


Resumo
As empresas não são ilhas isoladas (Hakanson e Snehota, 1989) uma vez que interagem, no decurso da sua atividade, com uma vasta panóplia de agentes económicos, dos quais os fornecedores são apenas um exemplo (de notória importância). De facto, os relacionamentos com fornecedores podem revelar-se uma importante fonte de vantagem competitiva de difícil imitação (Brandenburgers e Nalebuff, 1997). Estamos perante uma temática importante, estratégica e indissociável a qualquer empresa. Esta importância ganha especial destaque sobretudo no caso das marcas próprias, onde quem se apresenta ao consumidor é a empresa da grande distribuição uma vez que é o seu nome que é posto à prova quando um consumidor adquire um produto de marca própria, o que sustenta a especial importância destes fornecedores. O presente trabalho tem o intuito de caracterizar os relacionamentos entre a empresa da grande distribuição alvo deste estudo e os seus fornecedores de marca própria. Concluiu-se que, fruto da estratégia adotada pela empresa, as relações com os seus fornecedores de marca própria caracterizam-se pela grande proximidade, cooperação e confiança.


Trabalho final de Mestrado