Search button

DESAFIOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS PLATAFORMA PORTUGUESAS

Aluno: Tiago Moreno Sanches


Resumo
A nível mundial, as empresas plataforma revolucionam o nosso quotidiano e, consequentemente, a economia global. A eficiência de tempo e custos que estas empresas digitais oferecem aos utilizadores é o principal motivo da rápida adoção global. Contudo, existem desafios relacionados com a expansão internacional para este tipo de empresas. Sendo empresas com vários lados de utilizadores, é difícil gerir a forma como estas empresas conseguem atrair uma grande base de utilizadores para interagir na plataforma. Tendo como base uma metodologia qualitativa, realizou-se a análise de três estudos de caso de empresas plataforma portuguesas, onde se procura entender como foi abordado o problema de atração de utilizadores para a plataforma e se essa abordagem sofreu alterações, dependendo do país de atuação da plataforma. Para aumentar o número de interações, as empresas estudadas focam-se em atrair utilizadores-chave para que outros venham interagir com eles. São, ainda, utilizadas parcerias com outras empresas para aumentar a base de utilizadores. Durante o processo de internacionalização são feitas adaptações a estas abordagens, nomeadamente, poderá alterar-se a estratégia utilizada. Os diferentes lados de utilizadores das empresas plataforma poderão ter foco em diferentes continentes, tendo em conta as suas necessidades e culturas. É, ainda, proposta uma nova estratégia que estas empresas podem usar para ultrapassar o problema da falta de interações na plataforma, chamada: ?cooperação com agregadores de utilizadores?.


Trabalho final de Mestrado