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A INOVAÇÃO DE SERVIÇO NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aluno: PatrÍcia Louro Paralta


Resumo
A inovação constitui uma fonte de vantagem competitiva para as empresas. Para o Setor Público a inovação surge como um elemento central na eficiência e eficácia dos serviços, contando com a tecnologia e pessoas para a sua implementação. No entanto, valores como a rigidez, burocracia e aversão ao risco, característicos do Setor Público, contrastam com os valores da inovação como a flexibilidade, agilidade e propensão ao risco. Em Portugal destacam-se medidas para inovar no Setor Público como o Simplex e o Programa Aproximar que pretenderam, respetivamente, superar os constrangimentos organizacionais e aproximar os serviços aos cidadãos. Recentemente, o Governo português apostou no Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX) e na criação de um espaço para a experimentação de novas soluções, focando a sua metodologia no cidadão, trabalhando em conjunto com o Setor Público, Privado e academia. O LabX não surge apenas como uma unidade que desenvolve projetos, como se propõe igualmente a transformar a cultura do Setor Público, incentivando práticas mais colaborativas e centradas nos utilizadores. O presente trabalho destina-se à análise do LabX e de três projetos realizados. A metodologia de análise contou com uma observação participante realizada no laboratório. Os três pontos principais pretendem focar: a importância do laboratório para o Setor Público português e de que forma desenvolve os seus projetos; como consegue estabelecer parcerias no Setor Público e Privado; e de que forma utiliza as opiniões dos cidadãos para desenvolver e melhorar os serviços públicos.


Trabalho final de Mestrado