Aluno: Filipe Miguel LourenÇo Santana
Resumo
A presente investigação visa analisar a evolução de um Sistema Produto Serviço (PSS) associado à comercialização de veículos puramente elétricos (BEV), mas incluindo, na noção de contexto, os relacionamentos entre vários atores. Com este propósito, foi realizado um estudo de caso num concessionário automóvel e, através de fontes secundárias, observação e entrevistas semiestruturadas a gestores das áreas das vendas e após venda, procurou-se traçar as principais mudanças associadas à introdução do BEV como um PSS.
Conclui-se que atores, atividades e recursos foram sendo recombinados ao longo do tempo de modo a suportar a implementação do PSS. Novos serviços surgiram e outros foram reajustados, suportando a componente produto durante todo o seu ciclo de vida. Ao nível a infraestrutura, novos recursos foram adquiridos para proporcionar tais serviços. A rede de relacionamentos com outros atores foi alterada, surgindo novos relacionamentos por um lado e alterações nos já existentes. Isto sugere o interesse em combinar a noção de PSS com a noção redes de negócios na medida em que o uso de PSS requer a conexão seletiva de recursos e atividades detidos por diversos atores.
Trabalho final de Mestrado