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A Internacionalização de Empresas Plataforma Portuguesas

Aluno: Tiago Da Silva Miranda


Resumo
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação é o fator principal que contribui para o sucesso das empresas plataforma. Estes avanços tecnológicos não só reduziram os custos para interligar os utilizadores, como também proporcionaram as condições necessárias para estas empresas alcançarem uma rápida adoção global. As empresas plataforma são projetadas para dar resposta a mercados multilaterais, combinando diferentes tipos de fornecedores e clientes. Este estudo foi desenvolvido tendo por base uma metodologia qualitativa, com três estudos de caso de empresas portuguesas que se enquadram na definição de empresa plataforma. A evidência empírica demonstrou que a questão da superação da liability of outsidership é transversal a todas as empresas plataforma, pelo que a transição para um insider implica um grande esforço no estabelecimento de uma ligação próxima com a rede de utilizadores local. O desenvolvimento de ecossistemas locais foi identificado como um elemento crucial no sucesso internacional destas empresas. Apesar da necessidade inicial de superar o problema do outsidership, estas empresas devem tomar ações no sentido de orquestrar as interações na plataforma e desenvolver funcionalidades criadoras de valor. Por fim, foi possível provar que o processo de criação e estimulação de ecossistemas dinâmicos locais é efetuada a diferentes níveis de acordo com o tipo de negócio em que a empresa atua. Sendo que o principal aspeto diferenciador é o modo como é efetuada a expansão geográfica da rede, que é diretamente influenciada pelas interações que ocorrem dentro e/ou fora da plataforma.


Trabalho final de Mestrado