Search button

RELEVÂNCIA DAS REDES ESTRATÉGICAS PARA O MODO DE INOVAÇÃO DUI NAS EMPRESAS

Aluno: Jessica Ferreira Monteiro


Resumo
Existe um crescente foco no meio académico, não apenas no investimento por parte das empresas em inovar, como também no próprio estudo das diferentes formas de fazer inovação. Um dos modos de distinção que vem cada vez mais a ser adotado, é a distinção entre inovação DUI (innovation by doing, by using and by interacting) e inovação STI (science and technology innovation). Também é possível verificar uma emergente aposta em projetos de inovação em rede, havendo uma crescente generalização de fenómenos de cooperação interempresarial. Desta forma, existe a criação de redes estratégicas para desenvolvimento de determinados produtos ou processos. O presente estudo tem como objetivo identificar e descrever uma rede estratégica de inovação DUI e analisar os efeitos da rede no desenvolvimento de um projeto e na importância da rede no mesmo em termos de transmissão de conhecimento e aprendizagens. Espera-se que com esta investigação se possam entender com maior clareza as características de uma rede estratégica de inovação DUI, de que forma a inovação DUI pode ser beneficiada pelas redes de inovação em termos da partilha e de conhecimento entre os diferentes intervenientes. Foi adotada uma metodologia que terá como principal ferramenta o caso de estudo, havendo uma descrição da rede em estudo e uma análise e discussão dos dados recolhidos. A principal conclusão encontrada foi o facto da formação da rede em projetos de natureza DUI contribuir não só para mitigar problemas gerados pela falta de recursos, como também contribuindo para a transmissão e aquisição de conhecimento por parte dos diferentes atores. Pretende-se então contribuir para um maior entendimento da inovação DUI e o papel das redes inovação estratégicas neste modo de inovação.


Trabalho final de Mestrado