Aluno: Jessica Ferreira Monteiro
Resumo
Existe um crescente foco no meio académico, não apenas no investimento por
parte das empresas em inovar, como também no próprio estudo das diferentes formas de
fazer inovação. Um dos modos de distinção que vem cada vez mais a ser adotado, é a
distinção entre inovação DUI (innovation by doing, by using and by interacting) e
inovação STI (science and technology innovation). Também é possível verificar uma
emergente aposta em projetos de inovação em rede, havendo uma crescente generalização
de fenómenos de cooperação interempresarial. Desta forma, existe a criação de redes
estratégicas para desenvolvimento de determinados produtos ou processos.
O presente estudo tem como objetivo identificar e descrever uma rede estratégica
de inovação DUI e analisar os efeitos da rede no desenvolvimento de um projeto e na
importância da rede no mesmo em termos de transmissão de conhecimento e
aprendizagens. Espera-se que com esta investigação se possam entender com maior
clareza as características de uma rede estratégica de inovação DUI, de que forma a
inovação DUI pode ser beneficiada pelas redes de inovação em termos da partilha e de
conhecimento entre os diferentes intervenientes.
Foi adotada uma metodologia que terá como principal ferramenta o caso de
estudo, havendo uma descrição da rede em estudo e uma análise e discussão dos dados
recolhidos. A principal conclusão encontrada foi o facto da formação da rede em projetos
de natureza DUI contribuir não só para mitigar problemas gerados pela falta de recursos,
como também contribuindo para a transmissão e aquisição de conhecimento por parte dos
diferentes atores. Pretende-se então contribuir para um maior entendimento da inovação
DUI e o papel das redes inovação estratégicas neste modo de inovação.
Trabalho final de Mestrado