Aluno: Ana Sofia Peseiro Marques
Resumo
Com o aumento da concorrência e pressão para uma maior sustentabilidade ambiental é cada vez mais importante recorrer a práticas internas de forma a obter reconhecimento no mercado e uma performance mais sustentável. O presente estudo pretende analisar a relação entre as práticas internas de sustentabilidade e a performance sustentável, medida de acordo com as três dimensões do modelo de Triple bottom line (TBL), a performance ambiental, económica e social. Adicionalmente, o estudo avalia como é que a certificação pela norma ISO 14001 afeta estas relações. As práticas internas analisadas foram as compras ecológicas, o design ecológico e a produção sustentável.
De forma a testar o modelo conceptual proposto foi desenvolvido e aplicado um questionário online, enviado por email para as empresas de manufatura em Portugal. Foram consideradas 222 respostas de empresas com 50 ou mais colaboradores, das quais 75 respostas foram obtidas de empresas certificadas e 147 respostas de empresas não certificadas pela ISO 14001.
Os resultados deste estudo demostraram que a gestão ambiental interna tem uma relação positiva e significativa com as práticas internas de sustentabilidade. Das três práticas internas de sustentabilidade consideradas as compras ecológicas e a produção sustentável mostraram uma relação positiva e significativa com a performance sustentável. No entanto, o efeito do design ecológico na performance sustentável não é significativo. Relativamente à certificação pela ISO 14001, é percetível que apenas existe influência da certificação na relação entre a gestão ambiental interna e as compras ecológicas. Para as restantes relações não foram identificadas diferenças significativas.
Trabalho final de Mestrado