Aluno: JoÃo Augusto Machado De Lima
Resumo
Todos os dias temos mais e mais organizações que se internacionalizam, e cada vez mais as cadeias de valor se tornam mais complexas e exigentes por competitividade. As empresas estão cada vez mais inseridas em redes globais, com acesso a novas tecnologias, e com qualidade de informação. Isso determina a necessidade que as empresas estejam mais atualizadas e requer renovação da sua capacidade de gestão para melhorar os resultados do negócio.
Uma alternativa para ter uma gestão rápida e eficaz é desenvolver na organização um processo de Sales and Operations Planning (S&OP). O processo de S&OP é apontado em diversos artigos e publicações como uma das mais importantes alavancas para melhorar resultados do negócio e aperfeiçoar a gestão da cadeia de valor.
Sales and Operations Planning (S&OP) é um processo de gestão para aprimorar resultados que através de uma abordagem estruturada, baseado em balanceamento de recursos integrado com planeamento das vendas, que busca a melhoria contínua e gestão por indicadores de performance (KPIs). Trata-se de um processo de gestão tática que requer integração de processos, pessoas, organização e tecnologia, de forma eficaz para apoiar a tomada de decisões organizacionais.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais elementos que compõem um processo de Sales and Operations Planning, estruturar um processo com todos os elementos que compõem um ciclo de S&OP, e apresentar um modelo de avaliação de maturidade de processo de S&OP.
Trabalho final de Mestrado