Search button

Impacto das Competências de Marketing no Sucesso (Insucesso) das Startups

Aluno: Beatriz De Castro Silva Miranda Pedro


Resumo
Apesar da crescente tendência para o aparecimento de startups nos mercados, a taxa de sucesso das mesmas permanece reduzida. Assim sendo, torna-se necessário perceber o motivo pelo qual esta tendência está, muitas vezes, condenada ao insucesso. Posto isto, o marketing foi identificado como um dos principais motivos pelos quais as startups não sobrevivem. Assim sendo, o propósito deste estudo é analisar o impacto das competências de marketing nas startups uma vez que, ao identificar os aspetos que levam ao seu sucesso, é possível concluir como é que a má exploração das competências de marketing podem conduzir a startup a falhar. Como tal foi conduzido um estudo qualitativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas, a 10 startups portuguesas de modo a conseguir alinhar as proposições desenvolvidas com a revisão de literatura efetuada. Os resultados obtidos permitiram confirmar que a exploração correta das competências de marketing, tanto estratégicas como operacionais, é um dos motivos que leva à continuidade das startups, o que significa, ao mesmo tempo, que um dos principais motivos pelos quais estas podem falhar é a utilização inadequada das mesmas. As competências de marketing estão associadas à continuidade de uma startup, e embora não sejam as únicas, têm um peso determinante. Torna-se, por isso, essencial que as startups desenvolvam estas competências para que se mantenham vivas.


Trabalho final de Mestrado