Aluno: Filipa Contreiras Duarte Carreira
Resumo
Num mercado competitivo como o atual, as empresas são forçadas a estabelecer métodos mais eficazes para gerirem os seus stocks uma vez que a gestão dos mesmos é um dos processos mais importantes para o sucesso das organizações. Uma das mais valias deste processo é a diminuição do nível de stock que por sua vez tem um impacto positivo no desempenho organizacional e na redução dos custos totais das empresas.
O objetivo deste estudo é analisar e otimizar a gestão de stocks de uma Estação de Serviço da Repsol Portuguesa de forma a minimizar os seus custos anuais de stock. A Repsol é uma empresa multienergética internacional nascida em Espanha e com presença notória em Portugal desde 1990.
Este relatório de dissertação pretende ser uma contribuição prática para encontrar o equilíbrio entre a compra e a procura dos produtos vendidos numa Estação de Serviço da Repsol Portuguesa e permitir, deste modo, uma melhor tomada de decisão.
Neste estudo serão analisados os modelos de controlo e classificação de stocks e posteriormente aplicado o modelo da Quantidade Económica de Encomenda (QEE). O modelo da QEE define qual a quantidade ótima de encomenda, de forma a minimizar os custos associados ao stock.
No final do estudo, é alcançada uma otimização da gestão de stocks, ou seja, existe a possibilidade de redução do custo total do stock em 39,69% com base nos modelos académicos aplicados.
Trabalho final de Mestrado