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Análise e Otimização da Gestão de Stocks – Caso de Estudo de uma Estação de Serviço da Repsol Portuguesa Lda.

Aluno: Filipa Contreiras Duarte Carreira


Resumo
Num mercado competitivo como o atual, as empresas são forçadas a estabelecer métodos mais eficazes para gerirem os seus stocks uma vez que a gestão dos mesmos é um dos processos mais importantes para o sucesso das organizações. Uma das mais valias deste processo é a diminuição do nível de stock que por sua vez tem um impacto positivo no desempenho organizacional e na redução dos custos totais das empresas. O objetivo deste estudo é analisar e otimizar a gestão de stocks de uma Estação de Serviço da Repsol Portuguesa de forma a minimizar os seus custos anuais de stock. A Repsol é uma empresa multienergética internacional nascida em Espanha e com presença notória em Portugal desde 1990. Este relatório de dissertação pretende ser uma contribuição prática para encontrar o equilíbrio entre a compra e a procura dos produtos vendidos numa Estação de Serviço da Repsol Portuguesa e permitir, deste modo, uma melhor tomada de decisão. Neste estudo serão analisados os modelos de controlo e classificação de stocks e posteriormente aplicado o modelo da Quantidade Económica de Encomenda (QEE). O modelo da QEE define qual a quantidade ótima de encomenda, de forma a minimizar os custos associados ao stock. No final do estudo, é alcançada uma otimização da gestão de stocks, ou seja, existe a possibilidade de redução do custo total do stock em 39,69% com base nos modelos académicos aplicados.


Trabalho final de Mestrado