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Natureza e valor de relacionamentos de negócio em start-ups: dois casos de estudo

Aluno: BÁrbara Francisca ColaÇo De Lemos


Resumo
Um negócio existe num contexto e a emergência de um novo negócio é um processo de inserção nesse contexto pré-existente. Se o contexto for encarado como uma rede, o processo de inserção trata-se de um processo contínuo e não apenas de um ato isolado. Esse processo de inserção na rede envolve a construção de uma identidade, relevante para a sua atratividade como parceiros de negócios, em simultâneo com o processo de estabelecimento de relacionamentos com os diferentes atores da rede, nomeadamente com os fornecedores e clientes. Através do estudo de duas start-ups, analisa-se a sua emergência e evolução da carteira de relacionamentos, tendo em consideração a natureza e as funções dos relacionamentos que são estabelecidos com os diversos atores na rede. Esses relacionamentos são mapeados e analisados considerando essas duas dimensões. Conclui-se que a evolução da carteira de relacionamentos de ambas as start-ups ao longo do tempo revela uma combinação entre relacionamento de natureza diferente e diferentes combinações de funções diretas e indiretas.


Trabalho final de Mestrado