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Formação de Novos Negócios num contexto de redes: estudos de caso

Aluno: Alexandra Isabel Guerreiro Mendes


Resumo
Qualquer negócio existe num contexto e a entrada de um novo negócio numa rede envolve, sempre, um processo de inserção num contexto ou sistema pré-existente. Se o sistema for encarado como uma rede, o processo de inserção é uma ação contínua (em vez de um ato único) envolvendo a co-construção de uma identidade e em simultâneo com o estabelecimento de relacionamentos com vários atores como fornecedores e, pelo menos, um primeiro cliente. Através do estudo de caso da incubadora EDP Starter e de dois novos negócios do seu programa, EIDT e EGG Electronics, pretende-se analisar os processos de inserção (emergência) dos negócios, considerando a natureza e funções dos relacionamentos desenvolvidos com vários atores na rede. Conclui-se que os relacionamentos iniciais se revelaram, de formas diversas, relevantes para o processo de inserção dos negócios em estudo na rede. Destaca-se, a este respeito, o estabelecimento de uma combinação de funções diretas e indiretas, asseguradas por um ou vários relacionamentos. Destaca-se que os relacionamentos com a incubadora evidenciam-se pelas suas funções indiretas, incluindo o seu papel na construção inicial da identidade e atratividade dos novos negócios como parceiros de trocas, nos respetivos contextos de rede.


Trabalho final de Mestrado