Aluno: Beatriz Fernandes Costa Maia
Resumo
Até aos dias de hoje, existia um desequilíbrio no mercado do retalho alimentar, mais concretamente na área dos lacticínios. Comummente designado como posição dominante, este é um conceito de extensão variável, que se refere ao poder que uma empresa tem de impor, independentemente dos seus concorrentes, dos seus fornecedores e dos seus clientes, a sua estratégia comercial. Para se precaver desta situação e poder dar continuidade ao seu storytelling, ou seja, desde o processo de produção da entrada de matéria-prima até à venda final ao consumidor, a Jerónimo Martins decidiu fazer o investimento na fábrica de leite em Portalegre, designada Terra Alegre. O grupo adquiriu a fábrica de processamento de leite que a Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite de Portalegre tinha, mais conhecida pela marca de lacticínios Serra Leite, onde é possível decifrar também o apoio da empresa à produção nacional.
Atualmente, tem-se verificado uma redução na produção de lacticínios, que é justamente conduzido pela falta de consumo dos mesmos. Um dia pode haver uma dificuldade de abastecimento de matéria-prima e assim, esta fábrica permitirá garantir que tem produção e produtores associados que garantem matéria-prima para ser transformada na Terra Alegre em produtos que são necessários para as lojas Pingo Doce.
A presente dissertação tem como principal intenção o estudo qualitativo deste tipo de relacionamentos e como é que os retalhistas podem lidar e atuar sobre esse desequilíbrio no mercado, aplicado a uma empresa.
Trabalho final de Mestrado