Search button

Ética nas empresas: cultura de integridade e estratégias de compliance

Aluno: Mariana Ribas De Calheiros Da Gama


Resumo
A complexidade do tema ética empresarial, na abordagem organizacional, tem acompanhado os debates atuais. Consequentemente, é cada vez mais importante que a liderança esteja refletida na implementação de estratégias de integridade e que as mesmas conduzam a um impacto positivo na formação do clima ético de uma empresa. A presente investigação tem como objetivo compreender e analisar a cultura organizacional, por forma a entender quais as características subjacentes à estratégia empresarial adotadas que garantem a gestão ética interna e externamente, bem como a motivação estratégica que alimenta o binómio ético. Para isso, foi efetuada uma revisão de literatura referente à problemática da investigação, passando pelas definições de: ética, ética empresarial e fatores de influência como: clima, cultura e liderança ética, normativos, códigos e conduta ética e compliance. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso referente a uma empresa que se apresenta como líder no tema, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas e a respetiva análise das respostas. Os resultados apurados indicam que a gestão aufere mais valias se tiver por base fatores éticos, e é mais facilmente alcançável através de uma atuação de integridade, paralelamente à utilização de diversos mecanismos, que auxiliam à tomada das melhores práticas de gestão.


Trabalho final de Mestrado