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A implementação de sistemas de gestão da qualidade certificados pela ISO 9000: motivações, dificuldades e custos

Aluno: Priscila Maria Pinto Sousa


Resumo
A globalização do mercado, o aparecimento do e-commerce e o aumento da concorrência, levou as empresas a encontrar novas formas de ganhar competitividade. Os consumidores tornaram-se cada vez mais exigentes a todos os níveis, impondo às empresas uma exigência de elevada qualidade dos produtos e serviços. Assim, uma das formas encontradas pelas empresas foi a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9000, permitindo diminuir as não conformidades e corresponder aos requisitos dos clientes. O aumento anual de certificados ISO 9000 em Portugal, e em diversos países no mundo, comprova a importância da certificação na sobrevivência de diversas empresas no mercado. Este estudo tem como principal objetivo identificar as motivações, dificuldades e custos da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9000, no sector alimentar, das bebidas e do tabaco, na Região Autónoma da Madeira. Para a prossecução dos objetivos, foi utilizada uma metodologia qualitativa através da realização de um inquérito às empresas deste sector na Região Autónoma da Madeira. Através desta investigação verificou-se que a principal motivação para a certificação é a imagem de qualidade transmitida pelas empresas, seguida de uma maior eficiência nas operações internas da empresa. Constatou-se também que as empresas tinham de ultrapassar determinadas dificuldades, sendo que a principal dificuldade enfrentada pelas empresas foi a resistência por parte dos colaboradores à mudança e à pouca formação. Neste estudo, os custos de certificação, apesar de serem elevados, não aparentam ser uma dificuldade para as empresas analisadas.


Trabalho final de Mestrado