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Associativismo: Práticas colaborativas que as associações promovem aos seus associados

Aluno: InÊs Do Cabo CaracÓis


Resumo
Ao longo do tempo, devido à globalização e à evolução dos mercados, é essencial o aumento do associativismo tendo como objetivo o desenvolvimento económico do país. Graças ao ambiente competitivo em constante mudança, e às práticas comerciais, as associações têm-se tornado cada vez mais profissionais e eficientes. Verifica-se desta forma, a inevitabilidade da racionalização das associações empresariais. Este trabalho teve como objetivo geral estudar as associações empresariais, percebendo que razões levam as empresas a associarem-se, que vantagens têm, e essencialmente, verificar se se encontram satisfeitas numa vertente de prestação de serviços. Para cumprir o objetivo proposto foi desenvolvido e aplicado um questionário, que teve por base uma tipologia de serviços desenvolvida ao longo do estudo e sintetizando a literatura. Toda a análise de resultados e posteriormente a resposta aos objetivos propostos foram elaboradas tendo por comparação a tipologia desenvolvida. Conclui-se que a tipologia de serviços desenvolvida corresponde ao conjunto de serviços prestados pelas associações atualmente, pois verificou-se concordância entre o leque de serviços e a tipologia elaborada. Contudo podem ainda ser adicionados outros serviços. Verificou-se também a harmonização entre respostas das associações e empresas, o que leva a concluir que numa visão geral as empresas estão satisfeitas com os serviços prestados pelas associações, concordando que existem inúmeras vantagens por estarem associadas. Porém existem alguns aspetos a ser trabalhados por parte das associações, tanto a nível de serviços como respeitante à sua operacionalização.


Trabalho final de Mestrado