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O poder das marcas de distribuição no ponto de venda

Aluno: Maria Do RosÁrio Calais Grilo Castro Monteiro Teixeira Viana


Resumo
As marcas de distribuição, além de terem tido um crescimento exponencial ao longo dos anos, foram alvo de estudo de diversos artigos e que continuam a atrair a atenção de muitos investigadores que procuram perceber que atributos, ou dimensões, influenciam a compra de uma marca em detrimento da sua concorrente. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de analisar se as dimensões de lealdade, qualidade percebida (fontes de valor da marca) contribuem positivamente para a preferência de compra do consumidor face às marcas de distribuição e se a dimensão de risco percebido contribui negativamente para esta intenção de compra. Os dados utilizados para esta pesquisa foram recolhidos através de um questionário que foi disponibilizado em formato online, sendo o foco deste trabalho eminentemente quantitativo e utilizando um método dedutivo. Da análise resultou que a intenção de compra do consumidor é influenciada positivamente pelas dimensões lealdade, qualidade percebida e risco percebido, sendo que se rejeita o risco percebido como uma influência negativa na intenção de compra face a estas marcas. A lealdade foi o fator explicativo que maior impacto teve, seguindo-se do risco e qualidade percebida.


Trabalho final de Mestrado