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Caso de Estudo: Aplicação de Metodologia Value Proposition Design para Análise de Requisitos na Escolha de Uma Solução de Gestão do Pátio

Aluno: Emilie Fernandes


Resumo
A gestão do pátio é fonte de preocupação para muitas organizações. O pátio para uma empresa de distribuição a retalho representa o espaço físico compreendido entre a zona do armazém onde a mercadoria é submetida a operações de carga e descarga (portas e cais) e a zona da portaria, onde os veículos que efetuam o transporte da mercadoria circulam. Muitas empresas efetuam a gestão do seu pátio de forma manual o que provoca muitas ineficiências pelo que se torna evidente uma tendência para investir em sistemas específicos e dedicados à gestão do pátio (YMS). O presente trabalho tem como objetivo identificar os requisitos que uma solução de YMS deve ter para responder às especificidades da operação da empresa X que por sua vez opera no ramo de distribuição de retalho alimentar. Para dar resposta a esta questão foi utilizada a metodologia value proposition design (VPD). O VPD é constituído por duas telas: 1) perfil de necessidades e desejos do cliente, onde se clarifica o que a empresa em estudo realmente deseja através do levantamento das suas atividades, dores e benefícios e 2) mapa de valor, ou seja, as funcionalidades desejáveis para que o YMS crie valor para a empresa. Algumas das funcionalidades que o YMS deve possuir são por exemplo a atribuição automática de portas e cais, que permitirá reduzir o congestionamento das mesmas, e providenciar visibilidade sobre os recursos do pátio permitindo assim aumentar a eficiência e produtividade do mesmo.


Trabalho final de Mestrado