Aluno: JoÃo Francisco MetÓdio Catarino
Resumo
No âmbito de redes industriais, as atividades que as empresas executam e os recursos que destinam para o desenvolvimento dos seus relacionamentos, definem a sua posição na rede em conjunto com um papel que as suas contrapartes associam. Esta posição está intimamente associada a uma identidade, formada pela perceção da rede sobre as competências da empresa e dos recursos que detém, mas também por aqueles que consegue mobilizar. Esta identidade define a atratividade da empresa como parceira de troca que, por sua vez, afeta o seu espaço de ação relativamente a mudanças de posição, o posicionamento.
Através de dois Estudos de Caso, pretendeu-se analisar como essa mudança é efetuada, tendo em conta a posição e a identidade já conquistada e para a qual se investiu. Conclui-se que o posicionamento é um processo gradual, no qual as empresas procuram mudar a sua posição mas, ao mesmo tempo, manterem-se próximas do que já fazem, em termos de similaridades de competências e relacionamentos. Este gradualismo visa, sobretudo, a salvaguarda das posições atuais, onde a empresa sabe que é rentável e, ao mesmo tempo, abrir novas possibilidades no seu contexto de rede.
Trabalho final de Mestrado