Search button

IMPACTO DOS KPI NO SUCESSO DO LANÇAMENTO DE NOVOS PROJETOS NUMA EMPRESA DA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

Aluno: Ricardo JosÉ Silva Oliveira Costa Pereira


Resumo
Para as empresas superarem os desafios de competitividade inerentes à sua indústria, têm de continuadamente inovar, desenvolver novos produtos e otimizar processos. Com o aumento da complexidade dos produtos e da inovação foi desenvolvida a Gestão de Projetos para melhorar a implementação de novos produtos e tornar mais fácil a gestão da sua complexidade. Mas, para este processo ser mais eficiente, é necessário um sistema de controlo de desempenho que inclua Key Performance Indicators (KPI). Recorrendo a um trabalho de projeto numa empresa da indústria automóvel, este trabalho teve como objetivo criar um modelo de KPI para o lançamento de projetos, que fosse ajustado à organização e que melhorasse o desempenho desta atividade. Este estudo mostra-se pertinente por dois aspetos, primeiro, pela criação e implementação de um modelo de KPI a um projeto e, segundo, pela comparação que é conseguida entre um projeto que tenha tido suporte de KPI e outro que não tenha tido. Com a aplicação deste modelo, concluiu-se que os KPI nesta empresa permitiram atingir resultados muito positivos nas variáveis controladas, nomeadamente permitindo reduzir em mais de 80% o número médio de dias de atraso e reduzir de 60% para 31% o número de tarefas em atraso. Adicionalmente proporcionaram a sua utilização como uma ferramenta eficaz de melhoria continua, através da identificação de restrições no sistema e criação de um histórico de duração de tarefas com vista a uma maior eficiência.


Trabalho final de Mestrado