Aluno: Rute Filipa Évora Serra
Resumo
Outsourcing é um fenómeno que nasceu da necessidade das empresas em otimizar os seus recursos, focando-se na sua atividade principal e deixando as restantes atividades a fornecedores especializados. Ao longo de quase três décadas de existência, este fenómeno tem sido largamente estudado por forma a se verificar se de facto traz vantagens competitivas a quem recorre ao outsourcing. No entanto estes mesmos estudos, na sua maioria, são sobre o ponto de vista do cliente, ou seja, de quem contrata serviços de outsourcing.
A presente investigação tem como objetivo estudar o ponto de vista do fornecedor, ou seja, quem presta o serviço, nomeadamente no que toca aos riscos associados a um contrato de outsourcing e quais as estratégias utilizadas para os mitigar. Para ilustrar este estudo escolheu-se a indústria das tecnologias de informação e a análise é focada essencialmente na perspetiva dos gestores de projeto.
Através de entrevistas semiestruturadas realizadas a seis gestores de projeto concluiu-se que os riscos mais importantes para os entrevistados são a gestão da relação fornecedor-cliente, a gestão e rotação da sua equipa e a dificuldade no levantamento exato dos requisitos do projeto. Enquanto a maioria dos riscos mencionados nas entrevistas encontram-se na literatura existente, existem outros que, ou não são mencionados, ou não lhes são dada a importância encontrada nesta investigação. De igual forma, em relação às estratégias de mitigação concluiu-se que a maioria das mencionadas nas entrevistas não foram encontradas na literatura, nomeadamente no que toca às estratégias para diminuir a rotação da equipa.
Trabalho final de Mestrado