Search button

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NUMA ORGANIZAÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO

Aluno: Diana Raquel Pinheiro Gomes Marques


Resumo
Na era industrial os empresários confiavam exclusivamente nas medidas de desempenho financeiras para analisar e determinar o rumo dos seus negócios e a saúde financeira das suas organizações. Contudo, com o evoluir das sociedades, das tecnologias e das capacidades, a ênfase nas medidas financeiras começou a ficar desalinhada com as capacidades e competências que as organizações aspiravam alcançar. Para colmatar esta lacuna, Robert Kaplan e David Norton introduziram, na década de 90, uma ferramenta que permite traduzir a missão e estratégia em objetivos e medidas específicas organizadas em quatro distintas perspetivas, adicionando novas perspetivas à vertente financeira para comunicar aos estrategas, gestores e seus colaboradores as estratégias definidas pelas mesmas. Neste contexto, é neste estudo apresentada uma proposta de implementação do Balanced Scorecard numa organização que se dedica à comercialização de máquinas e ferramentas na área da construção de forma a avaliar se esta constitui uma adequada ferramenta de comunicação da estratégia. Assim foi proposto um Mapa Estratégico, com a inter-relação entre os diferentes objetivos estratégicos estabelecidos e ainda os indicadores associados a cada perspetiva, de modo a guiar a organização em direção à sua Visão. Através do presente estudo averiguou-se que o BSC é uma interessante ferramenta que pode permitir a comunicação da estratégia, dado que é extremamente visual, e demonstrar a utilidade do Mapa Estratégico nessa comunicação.


Trabalho final de Mestrado