Search button

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DIGITAL NOS RELACIONAMENTOS COM FORNECEDORES: UM CASO DE ESTUDO

Aluno: Rodrigo Paulino Morais


Resumo
O fenómeno da digitalização é um tema cada vez mais presente no mundo empresarial, e em constante desenvolvimento. As empresas têm investido no desenvolvimento e adaptação de tecnologias digitais para as suas operações, com o objetivo de as tornar mais eficientes. Uma parte significativa do valor que uma organização oferece aos seus clientes é proveniente dos recursos e das competências de uma rede de fornecedores. O propósito deste trabalho é analisar o impacto da digitalização nos relacionamentos com os fornecedores, recorrendo a um estudo de caso de uma empresa retalhista no setor da eletrónica que expandiu substancialmente as suas atividades de e-commerce nos últimos anos. Conclui-se que a digitalização centrada em atividades encadeadas permitiu melhorias substâncias de eficiência nos relacionamentos entre as partes e a digitalização centrada em recursos permitiu à ampliação da base de fornecedores. Adicionalmente, na fase inicial de implementação dos novos recursos digitais, o relacionamento com cada fornecedor pode requerer alto envolvimento; à medida que um conjunto de novas rotinas de automatização no processamento de informação entre as empresas entram em operação, o relacionamento tende a tornar-se distante, reduzindo substancialmente as interações face a face.


Trabalho final de Mestrado