Aluno: InÊs Raquel Baptista Caldeira
Resumo
Dada a alta competitividade que caraterizam os mercados, é cada vez mais proeminente olhar as operações e processos de um ponto de vista desafiante face ao compromisso de alcançar custos mais baixos, flexibilidade e rapidez, sendo que, no âmbito empresarial decompõem-se inúmeras atividades que, apesar de serem essenciais, se apresentam como dispendiosas ou mesmo morosas à organização. Para que uma empresa alcance níveis de melhoria nas suas operações e processos, existem diferentes conceitos e abordagens. Uma das metodologias amplamente difundidas corresponde à filosofia Lean Thinking. Neste âmbito, o uso da metodologia Lean Service pode ser utilizada como forma de gerar benefícios em termos do aumento de eficiência, melhoria do desempenho operacional e aumento da satisfação do cliente. O presente estudo procede a uma análise da forma como a metodologia Lean Service foi aplicada ao processo de faturação das inspeções C-Check de aviões de clientes em manutenção, no seio de uma Maintenance Repair & Overhaul (MRO).
Trabalho final de Mestrado