Aluno: Andreia Filipa Gomes Ferreira
Resumo
Os retalhistas estão a utilizar cada vez mais tecnologias self-service com o intuito de melhorar a experiência do cliente e de reduzir alguns custos relacionados com a contratação e formação de funcionários. Entre as várias tecnologias self-service, os sistemas de self-scanning tornaram-se uma escolha comum entre os retalhistas, na medida em que os clientes para registar os produtos e efetuar o pagamento da compra, não necessitam de interação com um funcionário.
O presente trabalho tem como objetivo estudar os antecedentes da intenção de continuidade de utilização de uma aplicação de um retalhista para fazer self-scanning. Para testar o modelo conceptual proposto, foram utilizadas 217 respostas de utilizadores da aplicação, recolhidas através de um questionário online.
Os resultados obtidos, permitem concluir que a prontidão tecnológica tem uma influência positiva e significativa na facilidade de uso e na utilidade percebida. Por sua vez, a facilidade de uso tem um impacto positivo na satisfação e na utilidade percebida mas não tem um efeito direto sobre a intenção de continuidade de uso da aplicação. A utilidade percebida tem uma influência positiva e significativa na satisfação e na intenção de continuidade. No que concerne à qualidade percebida esta tem um efeito direto positivo e significativo na satisfação mas não afeta diretamente a intenção de continuidade. O efeito da satisfação na intenção de continuidade de uso mostrou-se positivo e significativo. Por fim, a necessidade de interação mostrou afetar de forma negativa e significativa a prontidão tecnológica.
Trabalho final de Mestrado