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Os desafios da Criatividade e da Inovação na Industria de Produção Alimentar: Caso Uniself

Aluno: Martins Mateus Francisco JoÃo


Resumo
Resumo A inovação é normalmente considerada, no plano académico e não só, como um factor crítico de sucesso para qualquer negócio. A questão fundamental do trabalho aqui apresentado relaciona-se com a capacidade criativa e de inovação da empresa Uniself, S.A. (Uniself) incluindo a procura de respostas alternativas do respectivo modelo de Gestão. Assim, assume-se como objectivos principal deste trabalho verificar o impacto da inovação no produto final em termos de melhorias da aceitação comercial resultante da alteração do modo de produção. Para cumprir este desiderato, levou-se a cabo um estudo de caso na empresa Uniself cujo método seguido se centrou num enquadramento teórico resultante de pesquisas bibliográficas e análise documental, complementados por observação participante do autor a partir do seu local de trabalho. Do estudo realizado e da análise dos parâmetros de inovação eleitos para a observação, conclui-se que quer em termos de criatividade quer em termos de inovação, a Uniself se apresenta como uma unidade fabril evidenciadora de múltiplas debilidades, sendo de realçar que persistem muitos factores tradicionalmente inibidores de inovação. É certo que a inovação deve ser encarada como um contributo essencial da modernização da indústria, então é crucial encarar a sua gestão de uma forma integrada e dinâmica de modo a preservar posicionamentos associados a factores críticos de sucesso, reconhecidos quer pelo mercado quer pelos concorrentes, cuja robustez na Uniself é observada partindo da consideração das condições e características da inovação fixadas por um conjunto de autores consagrados (Schumpeter; Lundvall; Chesbrough; Carneiro).


Trabalho final de Mestrado