Search button

A Envolvente Internacional do Franchising na China

Aluno: Gabriela Ribeiro GuimarÃes


Resumo
A expansão de negócios para o gigante mercado chinês tem sido a ambição de muitas empresas ao redor do mundo. O fenómeno económico percetível neste país tem feito com que os holofotes internacionais estejam voltados para este mercado. Mas qual será, entretanto, a melhor forma de conseguir conquistar uma quota deste mercado consumidor? O Franchising destaca-se como uma possível resposta a esta questão. Esta investigação tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças referentes ao Franchising como modo de entrada no mercado chinês. A ideia deste estudo é também a de abordar possíveis estratégias de entrada para empresas portuguesas que optam por expandir para mercados estrangeiros através do Franchising. O ingresso no mercado chinês tem os seus desafios e dificuldades que poucas empresas portuguesas conseguiram ultrapassar. O Grupo ONEBIZ é uma exceção no setor do Franchising, sendo a pioneira a conseguir penetrar no mercado chinês através deste sistema. Considerando todas as condicionantes relacionadas ao mercado chinês uma das estratégias utilizadas foi a de utilizar Macau como porta de entrada, uma vez que esta é uma região considerada um Beachhead Market. Sendo assim, será elaborada uma pesquisa exploratória qualitativa através de uma Revisão de Literatura acerca do tema e um Estudo de Caso abordando as estratégias utilizadas pelo Grupo ONEBIZ de forma a dar o primeiro passo na expansão para este tão almejado mercado.


Trabalho final de Mestrado