Aluno: Gabriel Filipe Caria Leal
Resumo
O crowdfunding é um modelo simples e recente que permite financiar projetos criativos em áreas tão diferentes, que podem ir desde o cinema à gastronomia, através de muitos valores monetários de um elevado número de pessoas que partilham os mesmos interesses, em troca de recompensas. Este modelo de financiamento colaborativo surgiu inicialmente nos Estados Unidos da América, no ano de 2006, mas rapidamente se espalhou pelos diversos continentes, chegando a Portugal em 2011. Esta rápida expansão deveu-se ao facto de esta nova forma de angariação de fundos monetários ser bastante atrativa para o financiamento das startups, uma vez que em relação ao sistema bancário, não existe taxa de juro a suportar pelos empreendedores.
Contudo, o crowdfunding está a dar os seus primeiros passos em Portugal através de algumas empresas que desenvolveram plataformas online com o principal objetivo de aumentar a utilização por parte dos indivíduos deste novo modelo. Uma dessas empresas é a Orange Bird que desenvolveu, desde maio de 2011, a plataforma PPL (People).
Esta dissertação pretende analisar esta plataforma e verificar se este novo modelo de financiamento pode ser considerado como uma alternativa viável para o financiamento das startups em Portugal. Para a realização desta análise, a metodologia utilizada foi o estudo de caso.
Para além disso, o recurso a entrevistas com profissionais da Orange Bird e a documentos secundários permitiu aumentar a compreensão sobre o modelo de financiamento, bem como sobre o impacto que este está a provocar no financiamento das startups.
Trabalho final de Mestrado