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Posicionamento numa rede de projetos e (des)continuidade relacional: um estudo de caso em marketing de projetos no setor da construção

Aluno: Ana Rita De Matos Parente Vasconcelos


Resumo
O presente trabalho consistiu na análise da atuação de uma empresa de construção civil em diversas regiões, identificando as diferenças políticas, económicas, sociais e culturais entre as mesmas. Com este estudo pretendia-se obter informação sobre a posição dessa empresa no milieu e relacionamento com os seus intervenientes (clientes, fornecedores, concorrentes e comunidade envolvente). O principal fator que motivou a pesquisa prendeu-se com a necessidade de investigar mais aprofundadamente o posicionamento da empresa numa rede de projetos consoante as diversas fases de atuação do marketing. Da análise efetuada constatou-se que a compreensão da diversidade dos milieus é essencial, devendo envolver o estabelecimento e uso de relacionamentos com uma variedade de atores percebidos como relevantes. Os mesmos irão permitir obter posições funcional e relacional valorizadas, as quais através de uma postura construtivista e com mobilização de relacionamentos podem permitir novos contratos. O levantamento de dados através de entrevistas possibilitou ainda a identificação de semelhanças na atuação do marketing entre as fases durante projeto e final. Esta indicação poderá despoletar um novo rumo de investigação em marketing de projetos.


Trabalho final de Mestrado