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How Collaboration can lead to Innovation: An exploratory study of Portuguese Startups

Aluno: Roberta Carina Ventura Costa Vittiglio


Resumo
A literatura reconhece que a inovação resulta, em parte, da colaboração entre diferentes entidades presentes nos mercados. Igualmente, têm sido estudados os obstáculos que limitam o crescimento e que podem levar ao insucesso das startups. No caso particular das startups tecnológicas, é necessário aumentar continuamente a sua base de know-how. Nesse sentido, para aumentar a probabilidade de sucesso e aumentar a inovação no longo prazo, a literatura sugere que as startups procurem colaborar. No entanto, na literatura portuguesa, ainda não foi estabelecida de forma clara a relação entre a colaboração das startups e a inovação que desta pode resultar. Primeiramente, a presente investigação pretende explorar as diferentes entidades que colaboram com as Startups Tecnológicas Portuguesas e identificar a inovação resultante. Posteriormente, procura-se perceber a diferença entre a ligação de cooperação startups - grandes empresas e as ligações com universidades, PMEs, centros de investigação, fornecedores especializados e distribuidores. Adicionalmente, pretende-se identificar as principais barreiras à inovação para as startups. Por forma a explorar as possíveis interações entre os conceitos, foram utilizadas 66 respostas fornecidas por startups, recolhidas através de um questionário online, enviado por email. Os resultados demonstraram que poderá existir uma associação entre Inovação de Produto - PMEs, Inovação Organizacional - Grandes Empresas, Inovação de Marketing - Universidades e PMEs. Observou-se uma tendência futura por parte dos respondentes em aumentar a colaboração com diferentes entidades e, em particular, com as Grandes Empresas, conforme sugerido pela literatura. Por fim, conclui-se que a principal limitação à inovação passa por restrições financeiras.


Trabalho final de Mestrado