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Orientação Empreendedora e a adopção de práticas de gestão ambiental na cadeia de valor nas PME Portuguesas

Aluno: Maria Vera Conde Barroso Geraldes


Resumo
A crescente preocupação ambiental por parte dos consumidores, bem como, a crescente pressão exercida pelos vários stakeholders, está a levar as empresas a gerirem as suas atividades diárias através de uma perspetiva mais ecológica. O presente trabalho tem por objetivo testar o modelo conceptual proposto, que avalia em que medida a orientação empreendedora das empresas influencia a adoção de práticas de gestão ambiental da cadeia de abastecimento. Adicionalmente é também analisado o efeito de cada uma destas práticas na performance económica, ambiental e intangível. Para testar o modelo conceptual foram utilizadas 322 respostas recolhidas através de um questionário online enviado para PME Portuguesas de manufatura. Os resultados obtidos, permitem concluir que a orientação empreendedora tem uma influência positiva e significativa na adoção de práticas de gestão verde da cadeia de abastecimento. Relativamente ao efeito destas práticas na performance, nenhuma destas revelou ter um impacto positivo em todas as dimensões de performance analisadas. As práticas de Eco-Design revelaram ter um impacto positivo e significativo na performance ambiental e na performance intangível. Por sua vez, a cooperação com os clientes a nível ambiental e a gestão ambiental interna demonstraram ter um efeito positivo e significativo na performance ambiental. O efeito das compras sustentáveis apenas se manifestou positivo e significativo para a performance intangível. A recuperação do investimento evidenciou ter um impacto positivo e significativo com a performance ambiental e intangível. Também se verificou uma relação positiva e significativa entre a performance ambiental e a performance económica.


Trabalho final de Mestrado