Search button

PLANO DE NEGÓCIOS: COLIVING, THE OTHER SIDE OF LIVING

Aluno: Sarah Altaf Hussen


Resumo
De acordo com Chwolka & Raith (2011), o planeamento de negócios permite que os empreendedores optem pela sua execução caso os benefícios gerados pelo projeto superem o custo. O objetivo deste projeto final de mestrado é a elaboração de um plano de negócios de raiz da criação de um coliving em lisboa ? Coliving the other side of living, e perceber a viabilidade económico-financeira do projeto. O principio base subjacente a este projeto foi de criar um coliving, ou seja, uma acomodação habitacional para turistas (pessoas que estão fora do seu ambiente habitacional por períodos inferiores a um ano), de qualidade focado na satisfação do cliente e nos espaços de convivência para partilha de sinergias, experiências e partilha de ideias com um espaço adequado de coworking. A metodologia utilizada neste plano de negócios, foi a metodologia de Harvard (2007) com a junção da análise de sensibilidade da metodologia da consultora Ernst & Young (2001). A nível de resultados este projeto demonstrou ser financeiramente viável porque apresenta um VAL positivo de 18.569 euros, uma TIR de 6,92% e apresenta ainda um período de recuperação de aproximadamente 3 anos. Aduz ainda que, o comportamento dos indicadores do projeto tem um bom desempenho ao longo da vida útil do projecto e por fim este é um projeto viável porque permite pagar o financiamento total obtido.


Trabalho final de Mestrado