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O Impacto do Marketing de Influência na Indústria Vinícola

Aluno: Maria Barreto Sajara Madeira


Resumo
O presente estudo tem como objetivo perceber de que forma o marketing de influência impacta a indústria vinícola, compreender a estratégia por detrás do mesmo, qual o ascendente deste sobre o relacionamento das empresas com os seus clientes e, consequentemente, de que forma afeta o seu volume de negócios. Para a realização da investigação foi utilizada a metodologia de estudo de casos e foram escolhidas as empresas Sogrape e João Portugal Ramos devido à forte utilização deste tipo de comunicação. Os resultados obtidos resultaram da triangulação entre dados recolhidos a partir das entrevistas aos responsáveis de marketing de cada uma das empresas, uma das agências utilizada por uma das empresas, assim como de um influenciador e clientes. Deste modo foi possível compreender de que forma se utiliza, o que implica e o impacto que tem o marketing de influência na indústria vinícola. O estudo permitiu concluir que, as empresas deste setor, apenas utilizam o marketing de influência como mais um canal de comunicação, não tendo relação direta relevante no volume de negócios, o objetivo final é o aumento do conhecimento e reconhecimento das marcas.


Trabalho final de Mestrado