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- O Contexto para a Criação de um Cluster Industrial: estudo de caso do sector da mobilidade suave em Portugal

Aluno: Francisco Pinto Santiago Matos


Resumo
As sociedades modernas deparam-se com graves problemas ambientais, como o aquecimento global e níveis de poluição nunca antes vistos, e com problemas de saúde pública provocados pelo sedentarismo. Neste contexto, a transição para a mobilidade suave tornou-se realidade, com uma maior adesão a meios de transporte com um reduzido impacto ambiental e que permitem a manutenção de estilos de vida saudáveis, como as bicicletas e as e-bikes. Esta transição provocou aumentos significativos em todo o mundo na procura por estes meios. Portugal tem uma longa história na produção de bicicletas, com as primeiras marcas nacionais a serem criadas entre as décadas de 50 e de 70. Desde então, deu-se uma grande revolução nas cadeias de abastecimento, no mercado e no produto, que é agora focado essencialmente na qualidade, na inovação e na eletrificação. Fruto de uma forte aposta feita pelas empresas portuguesas, o país é atualmente o líder do setor na União Europeia, sendo o maior produtor de bicicletas e e-bikes da União Europeia. É do interesse da associação setorial e das empresas que o mesmo seja considerado como um cluster industrial. O presente estudo trata de uma investigação para compreender se o setor associado à mobilidade suave em Portugal corrobora a teoria relativa à existência de um cluster industrial. Esta investigação utiliza como metodologia o estudo de casos, utilizando para esse efeito a administração de inquéritos junto das empresas nacionais e entrevistas junto de três destas, e conduz à conclusão de que Portugal pode de facto ser considerado um cluster devido à presença de fatores avançados de competitividade, apesar de apresentar, igualmente, algumas debililidades.


Trabalho final de Mestrado