Aluno: Francisco Pinto Santiago Matos
Resumo
As sociedades modernas deparam-se com graves problemas ambientais, como o
aquecimento global e níveis de poluição nunca antes vistos, e com problemas de saúde
pública provocados pelo sedentarismo. Neste contexto, a transição para a mobilidade
suave tornou-se realidade, com uma maior adesão a meios de transporte com um reduzido
impacto ambiental e que permitem a manutenção de estilos de vida saudáveis, como as
bicicletas e as e-bikes. Esta transição provocou aumentos significativos em todo o mundo
na procura por estes meios.
Portugal tem uma longa história na produção de bicicletas, com as primeiras marcas
nacionais a serem criadas entre as décadas de 50 e de 70. Desde então, deu-se uma grande
revolução nas cadeias de abastecimento, no mercado e no produto, que é agora focado
essencialmente na qualidade, na inovação e na eletrificação. Fruto de uma forte aposta
feita pelas empresas portuguesas, o país é atualmente o líder do setor na União Europeia,
sendo o maior produtor de bicicletas e e-bikes da União Europeia. É do interesse da
associação setorial e das empresas que o mesmo seja considerado como um cluster
industrial.
O presente estudo trata de uma investigação para compreender se o setor associado à
mobilidade suave em Portugal corrobora a teoria relativa à existência de um cluster
industrial.
Esta investigação utiliza como metodologia o estudo de casos, utilizando para esse
efeito a administração de inquéritos junto das empresas nacionais e entrevistas junto de
três destas, e conduz à conclusão de que Portugal pode de facto ser considerado um cluster
devido à presença de fatores avançados de competitividade, apesar de apresentar,
igualmente, algumas debililidades.
Trabalho final de Mestrado