Aluno: Tiago AndrÉ Pavoeiro Lopes
Resumo
Uma organização deve, desde o início da sua atividade, definir objetivos e metas a atingir, assim como a estratégia que deve seguir para atingir esses mesmos objetivos e metas.
O Balanced Scorecard (BSC) quando foi criado, em 1992, apresentava-se como uma ferramenta de avaliação de desempenho, contudo, com o passar do tempo, tornou-se num sistema de gestão estratégica.
Nos últimos anos, tem-se verificado uma crescente preocupação com questões relacionadas com a sustentabilidade. Nesse sentido, surgiu o Sustainability Balanced Scorecard (SBSC) que além dos aspetos já contemplados no tradicional BSC, integra também questões ambientais e sociais na estratégia da organização.
O presente estudo tem como principal objetivo apresentar uma proposta de SBSC para o departamento de vendas de uma empresa do setor segurador, a Risco Controlado (nome fictício), identificando os objetivos estratégicos, indicadores e metas. Com isto, pretende-se que a proposta desenvolvida ao longo deste trabalho venha a ser aplicada na empresa e que a mesma retire o melhor partido possível deste estudo.
Trabalho final de Mestrado