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Produtos tecnológicos no mercado – marketing mix e estratégias na fase de introdução

Aluno: Bernardo Miguel De Matos Raposo De Ornelas CandelÁria


Resumo
A presente dissertação tem como principal objetivo, clarificar como as quatro variáveis do Marketing Mix se relacionam entre si na ótica do consumidor, aquando da introdução de um produto tecnológico no mercado. De modo a melhor compreender os conceitos envolvidos, foi elaborada uma revisão da literatura existente, a fim de elucidar quais os fatores que melhoram o sucesso na introdução de um produto tecnológico no mercado e relacionar de forma detalhada as quatro variáveis do Marketing Mix. Foram recolhidas respostas de cem pessoas através de um questionário. Os resultados indicam por ordem decrescente de relevância na fase de introdução, respetivamente: Promoção, no sentido da publicidade atribuída ao equipamento; segue-se o Preço; a Promoção já com o interesse manifestado por parte dos consumidores na compra; o Produto e as suas funcionalidades; o Local da compra; os processos de Fabrico e, por último, o Valor e a Durabilidade do equipamento tecnológico. Não foram verificadas diferenças significativas para cada uma das sete dimensões anteriores entre o momento do lançamento e o momento depois do lançamento. Este estudo permitirá elucidar e auxiliar as empresas tecnológicas na melhor Estratégia de Marketing a adotar quando for lançado um novo modelo de produto tecnológico no mercado, uma vez que na ótica do consumidor são explanadas as principais motivações e fatores na hora de comprar.


Trabalho final de Mestrado