Aluno: Filipa De Sousa Charneira
Resumo
Os Electronic Laboratory Notebooks são uma ferramenta digital que substitui o tradicional caderno de laboratório em papel utilizado por cientistas, investigadores que trabalham em ambiente laboratorial para documentar e registar as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento. O uso de Electronic Laboratory Notebooks pode aumentar a eficiência, a colaboração e a conformidade com a regulamentação. Além disso, desempenham um papel fundamental na transição para uma pesquisa mais digital e na facilitação da partilha de dados científicos, o que é fundamental para o avanço da ciência e da inovação.
Esta pesquisa visa contribuir para o conhecimento sobre os impactos da implementação do sistema ELN na Empresa Alfa, empresa reconhecida mundialmente no setor farmacêutico. Ao investigar os efeitos dessa tecnologia na gestão de dados, colaboração, eficiência e conformidade, o objetivo será fornecer insights valiosos não apenas para a empresa em estudo, mas também para outras organizações que estejam a considerar adotar um sistema como o ELN.
Os resultados obtidos permitem concluir que a adoção de softwares de gestão de dados de laboratório, como o ELN, permitem uma melhoria significativa a nível de eficiência e produtividade, bem como no que concerne à colaboração entre analistas e, apesar de existir resistência à mudança na implementação da ferramenta, em termos de custo/beneficio o software apresenta-se vantajoso, ainda que esta métrica não deva ser avaliada apenas a nível quantitativo.
Estes factos vão ao encontro das vantagens mencionadas na literatura, que destacam a redução do tempo perdido com documentação e a facilidade de acesso e pesquisa de dados proporcionada pelos ELNs.
Trabalho final de Mestrado