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A transição para o e-commerce como resposta a um cenário de pandemia. Caso de estudo: Vitacress

Aluno: Bruno Miguel Pinheiro Soares


Resumo
O comércio eletrónico é uma das maiores revoluções do comércio na era digital. Desde a sua origem, tem evoluído rapidamente tornando-se numa importante fonte de receitas para as diferentes indústrias, incluindo a alimentar. Oferece uma série de vantagens para as empresas, tais como um maior alcance do mercado a abranger, elevada customização de produtos e serviços, ganhos de eficiência na produção, bem como logística e aumento de receitas. No entanto, também existem desafios, nomeadamente, acerca de como garantir a qualidade dos produtos e a segurança alimentar durante a entrega. Em 2020 surgiu a pandemia de Covid-19, o que impactou significativamente o e-commerce: o encerramento temporário dos espaços físicos levou ao aumento substancial da procura online, o que exigiu uma rápida adaptação por parte das empresas. Atendendo ao acima referido, pretendeu-se com este trabalho desenvolver um estudo de caso sobre a implementação do e-commerce na Vitacress: uma empresa tradicionalmente agrícola, de origem britânica, a qual desenvolve a sua atividade no sul de Portugal. A metodologia de investigação cingiu-se sobretudo à análise de estudos de mercado e entrevistas a diferentes colaboradores da empresa. No final, foi possível apurar que os objetivos e expetativas face a este canal de vendas foram cumpridos, isto é, a loja online permitiu, numa primeira instância, responder à escassez de ofertas no período da pandemia. Hoje, serve essencialmente como um instrumento de comunicação da empresa para os seus clientes.


Trabalho final de Mestrado