Aluno: Pedro Miguel Pinto Fonseca Silva
Resumo
Os mercados de retalho estão a tornar-se cada vez mais competitivos. Como
resultado da globalização, inflação e do crescimento do comércio eletrónico nos
últimos anos, estes tornaram-se altamente saturados e dinâmicos, e as
organizações, mais do que nunca, necessitam de encontrar novas formas de
poupar tempo, impulsionar lucros e satisfazer as exigências dos seus clientes.
Por exemplo, na indústria do retalho eletrónico, promoções e campanhas são
métodos constantes para promover a visibilidade de produtos, onde os
concorrentes nestes mercados lutam diariamente pelos preços mais baixos.
As relações entre compradores e fornecedores são um fator chave para todas
as empresas no setor do retalho, onde uma colaboração de sucesso entre
parceiros pode representar vantagens significativas. Os conceitos de poder e
dependência, exercidos quer pelo lado do comprador quer pelo lado do
fornecedor, são fatores críticos que desempenham um papel fulcral no
desenvolvimento destas relações e podem determinar o seu sucesso ou colapso.
O objetivo desta dissertação centra-se na avaliação de como o poder e a
dependência influenciam o desenvolvimento de relações entre compradores e
fornecedores, paralelamente, avaliando como estas dinâmicas são impactadas
ao longo do tempo nas parcerias em estudo, podendo originar conflitos. Com o
intuito de alcançar o proposto, este estudo explicativo engloba uma investigação
através de múltiplos casos de estudo, nomeadamente, de três empresas na
indústria do retalho eletrónico. Estes casos de estudo são apoiados por
entrevistas semiestruturadas com representantes destas empresas ou parceiros
de relação direta. A análise dos resultados dos casos de estudo permitiu uma
compreensão mais ampla das questões de poder e dependência no contexto de
parcerias reais, destacando os conflitos que estão atualmente a ocorrer.
Trabalho final de Mestrado