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Power in buyer-supplier relationships: Multiple case studies in electronic retailing

Aluno: Pedro Miguel Pinto Fonseca Silva


Resumo
Os mercados de retalho estão a tornar-se cada vez mais competitivos. Como resultado da globalização, inflação e do crescimento do comércio eletrónico nos últimos anos, estes tornaram-se altamente saturados e dinâmicos, e as organizações, mais do que nunca, necessitam de encontrar novas formas de poupar tempo, impulsionar lucros e satisfazer as exigências dos seus clientes. Por exemplo, na indústria do retalho eletrónico, promoções e campanhas são métodos constantes para promover a visibilidade de produtos, onde os concorrentes nestes mercados lutam diariamente pelos preços mais baixos. As relações entre compradores e fornecedores são um fator chave para todas as empresas no setor do retalho, onde uma colaboração de sucesso entre parceiros pode representar vantagens significativas. Os conceitos de poder e dependência, exercidos quer pelo lado do comprador quer pelo lado do fornecedor, são fatores críticos que desempenham um papel fulcral no desenvolvimento destas relações e podem determinar o seu sucesso ou colapso. O objetivo desta dissertação centra-se na avaliação de como o poder e a dependência influenciam o desenvolvimento de relações entre compradores e fornecedores, paralelamente, avaliando como estas dinâmicas são impactadas ao longo do tempo nas parcerias em estudo, podendo originar conflitos. Com o intuito de alcançar o proposto, este estudo explicativo engloba uma investigação através de múltiplos casos de estudo, nomeadamente, de três empresas na indústria do retalho eletrónico. Estes casos de estudo são apoiados por entrevistas semiestruturadas com representantes destas empresas ou parceiros de relação direta. A análise dos resultados dos casos de estudo permitiu uma compreensão mais ampla das questões de poder e dependência no contexto de parcerias reais, destacando os conflitos que estão atualmente a ocorrer.


Trabalho final de Mestrado