Aluno: Ricardo Miguel Dos Santos Miranda
Resumo
A gestão da cadeia de abastecimento é essencial para as empresas do setor industrial, em particular para as empresas que não possuem fornecedores nacionais. Num mundo globalizado e caracterizado pela incerteza, em que o setor logístico global tem ganhado cada vez mais destaque, a implementação de modelos que maximizem o desempenho torna-se extremamente necessária.
A competitividade destas empresas no mercado baseia-se na plena satisfação das necessidades e expectativas do cliente final. Para satisfazer estas necessidades, um dos benefícios pode ser a redução do nível de stocks, o que terá um impacto positivo em termos de custos totais para um mês específico: maio de 2023.
O presente trabalho final de Mestrado tem como principal objetivo prático um estudo de melhoria e implementação de um modelo de stock que melhor responda às necessidades da empresa, permitindo uma entrega total do produto final ao cliente certo e dentro do tempo acordado.
Para este estudo serão analisados modelos de controlo e classificação de stocks e confrontados com os utilizados atualmente na empresa. A metodologia associada a um estudo de caso quantitativo utilizou dados quantitativos para fornecer a explicação necessária entre as variáveis como as de custos totais.
Para apoiar a hipótese acima mencionada, foram recolhidos dados da equipa de Logística e Planeamento de uma empresa de cosméticos não identificada. Foi utilizada a Análise ABC, que classifica os artigos por classes, de acordo com o impacto que têm no custo total de stock. Posteriormente, o Modelo de Revisão Contínua foi aplicado aos produtos de Classe A. Através do modelo conseguimos definir o ponto ideal de pedido, o que reduz os custos associados de cada item.
Com a aplicação do modelo académico determinístico reduzimos em 46,36% para GB1 e 79,86% for GB2 o custo total anual de GB com armazenamento de stock.
Trabalho final de Mestrado