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Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces

Aluno: Marta Sofia Correia Faustino


Resumo
O estudo apresentado procura analisar e compreender a relação de negócio entre PME prestadoras de serviço e Eletronic Marketplaces. Estas plataformas têm-se destacado cada vez mais no mercado, pois os consumidores finais utilizam-nas frequentemente para conseguir satisfazer as suas necessidades. Desta forma, o desenvolvimento de uma relação de negócio com um Marketplace pode ser uma boa oportunidade de crescimento para as PME. O objetivo do estudo foi concebido através de um estudo de caso qualitativo e de múltiplos casos de estudo. A recolha de dados incluiu observação participante contínua ao longo de um estágio de 12 meses na empresa detentora de uma plataforma Marketplace, através de entrevistas a sete pequenas e microempresas de diferentes setores que estabelecem ou já estabeleceram relações comerciais com estas plataformas, e dados secundários. Os entrevistados deste estudo foram os principais gestores e/ou fundadores das empresas estudadas. As principais conclusões são que a perceção de valor é o fator decisivo para as empresas continuarem ou romperam as suas relações de negócio. A partir do momento que não refletem mais uma vantagem competitiva, deixa de fazer sentido serem parceiros. Para além disso, certas caraterísticas como concorrência informal, a perceção do cliente sobre o serviço, a desconfiança do mesmo e a necessidade de chegar a determinados públicos leva as PME a estabelecerem relações de negócio com Marketplace.


Trabalho final de Mestrado