Aluno: JosÉ JoÃo Prata Oliveira Laranjeira Da Silva
Resumo
A disrupção ao nível da mobilidade está associada a potenciais benefícios socioeconomicos e ambientais. Dentro das tecnologias emergentes, destacam-se os veículos elétricos, veículos autónomos e as plataformas tecnológicas de mobilidade que interligam potenciais utilizadores e modos de transporte (passageiros e condutores) num contexto de maior eficiência, menores externalidades ambientais e partilha de recursos (e.g. serviços de car sharing elétrico) (Sprei, 2017).
Este estudo tem como objetivo dar um contributo académico para o grande desafio da mobilidade sustentável nas cidades (onde se concentra mais de 70% da população europeia). Como forma de antecipar as mudanças e benefícios esperados face às profundas alterações que o transporte urbano de passageiros tem sido alvo, bem como aquelas que terá de realizar a curto-prazo é utilizada a Gestão de Benefícios (GB). Esta ferramenta de gestão integra a metodologia do estudo na medida em que apresenta uma aplicabilidade reconhecida em projetos tecnológicos, permitindo mapear as mudanças derivadas da introdução dos processos tecnológicos, monitorizando os benefícios préviamente identificados (e.g. mobilidade sustentável; descarbonização da mobilidade urbana). Por forma a validar este mapeamento, desenvolveu-se um inquérito, específicamente, desenhado para os stakeholders no âmbito da Mobilidade Sustentável no Área Metropolitana de Lisboa. O resultado deste estudo traduz-se num Roadmap para a descarbonização do transporte urbano de passageiros até 2030, que os vários stakeholders podem prosseguir para atingir a descabornização da mobilidade.
Trabalho final de Mestrado