Aluno: Francisca Castelo Rodrigues De Melo Carvalheira
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar as ferramentas e metodologias de gestão de projetos no setor agrícola em Portugal. Foram definidas três questões para caracterizar a utilização e o impacto de ferramentas e metodologias de gestão de projetos no setor agrícola, em Portugal:
Q1. Quais os perfis de adoção de ferramentas e metodologias de gestão de projetos, em projetos agrícolas, em Portugal? (Besner & Hobbs, 2012)
Q2. Qual o impacto da utilização de ferramentas e metodologias de gestão de projetos no sucesso dos projetos agrícolas? (Besner & Hobbs, 2012)
Q3. Qual a influência da utilização de fundos públicos na adoção de ferramentas e metodologias de gestão de projetos?
Foi definida uma abordagem metodológica com o objetivo de responder às três questões.
Em seguida passou-se à recolha de dados, através de questionários, e o tratamento dos mesmos.
O tratamento dos dados teve como principais métodos estatísticos:
? Análise quantitativa ? Estatística descritiva; e
? Análise quantitativa ? Regressões logísticas.
Concluiu-se que as ferramentas e metodologias de gestão de projetos ainda não são muito utilizadas em Portugal, por agricultores mais qualificados do que os reportados pelo INE. Não foi possível apurar modelos estatisticamente relevantes que permitam relacionar a utilização de ferramentas e metodologias de gestão de projetos com o sucesso dos projetos agrícolas em Portugal. E não foi possível atribuir à utilização de cofinanciamento nos projetos nenhuma influência na adoção de ferramentas e metodologias de gestão de projetos, em agricultura, em Portugal.
Trabalho final de Mestrado