Aluno: Rita Alves Rito
Resumo
As organizações sociais fundamentam-se na criação de desenvolvimento sustentável, através da concretização de ações. Todas estas organizações possuem estratégias, que se concretizam em projetos. Estes projetos são executados num ambiente incerto, escasso em recursos e de situação emergente, o que torna a decisão mais ambígua e difícil.
O processo depende da intuição ou da preferência para gerir os projetos, mas é insuficiente para gerar impacto e sucesso organizacional. Com esta dissertação apresenta-se uma alternativa de análise multicritério para selecionar e priorizar projetos, obtendo um resultado mais objetivo.
Esta tese contempla uma revisão de literatura que aborda gestão de projetos, contexto social e desenvolvimento sustentável. Aprofunda a seleção e priorização, critérios e métodos. A nível de investigação, identifica possíveis critérios para avaliar os projetos da área social, baseada numa análise de conteúdo do Guia do Desenvolvimento Sustentável ? 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e do Relatório de Implementação do Guia de Desenvolvimento Sustentável de Portugal. Desenvolve-se um caso de estudo, com aplicação de softwares, para determinar a carteira de projetos que maximiza o desenvolvimento sustentável dentro de um conjunto obtido a partir de projetos, respeitando um orçamento limitado. Para este efeito, foram utilizados o Wisedon e o MCDA ULaval para implementar MacBeth e Electre.
Um dos contributos desta dissertação é o aprofundamento da seleção e priorização de projetos na área social, técnicas e modos de utilização das ferramentas de apoio à decisão. Como resultado final, foram propostos dez critérios e sugestões práticas na aplicação dos softwares.
Trabalho final de Mestrado