Aluno: Ricardo Querido Rosa Simplicio
Resumo
Face às rápidas mudanças tecnológicas, aos curtos ciclos dos produtos e à forte competição global é vital que as empresas, para o seu sucesso, saibam como utilizar os seus investimentos. Assim, para além de estarem envolvidas na melhoria das suas operações, vão focando a sua atenção para a gestão de projetos.
Uma das grandes dificuldades das organizações é o elevado número de projetos que têm em carteira considerando o seu orçamento limitado. Sendo os recursos de trabalho escassos e o tempo limitado, é necessário desenvolver a capacidade de selecionar e priorizar quais os projetos a avançar tornando-se este um dos pontos fulcrais para poder garantir o máximo retorno para a organização.
Apesar de existirem várias abordagens para analisar e selecionar projetos, não existe unanimidade sobre que metodologias aplicar. Quando analisadas mais em detalhe apresentam um conjunto de vantagens e desvantagens que é necessário considerar. Esta escolha depende também da natureza e perfil dos gestores e das técnicas que se enquadram no modo de trabalhar da organização.
Esta dissertação tem como principal objetivo a análise de um modelo piloto na priorização e seleção de projetos nas Forças Armadas, com enfâse na Marinha Portuguesa.
A escolha dos projetos é realizada para uma melhor sustentação e edificação dos meios necessários para o cumprimento das missões nas Forças Armadas.
Trabalho final de Mestrado