Search button

A PERCEÇÃO DO GESTOR DE PROJETO SOBRE A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Aluno: Sara Rodrigues Dos Santos


Resumo
As soft skills, competências comportamentais e interpessoais, são equiparadas, em relevância, às competências técnicas essenciais a um Gestor de Projeto. O PMBOK® destaca a comunicação como uma das grandes razões para o sucesso ou insucesso dos projetos. O presente estudo foca-se em três soft skills fundamentais para uma comunicação assertiva: assertividade, escuta ativa e feedback e tem como objetivo avaliar a perceção do GP sobre estas três competências. Neste estudo procurou-se resposta para a questão: Qual a autoavaliação que os GP e as suas chefias fazem do seu conhecimento sobre soft skills, das suas competências de escuta ativa, do seu grau de assertividade, da abertura e desconforto das chefias a receber e dar feedback aos seus colaboradores, e, por outro lado, qual a relevância que atribuem a estas competências comportamentais associadas à comunicação assertiva para o sucesso dos seus projetos? Através de um questionário com perguntas de escolha múltipla e perguntas abertas, respondido por 15 GP de uma organização que se pretende manter anónima, todos os inquiridos revelaram bons conhecimentos sobre o tema e referiram a importância das soft skills assertividade, escuta ativa, dar e receber feedback para o seu dia a dia. A maioria dos inquiridos revelou-se assertiva com competências de escuta ativa moderada. No entanto, as Chefias revelaram-se pouco assertivas, sentindo ?moderado desconforto? ou ?pouco ou nenhum?, quando têm de dar feedback aos seus colaboradores. Concluiu-se pelos exemplos dados que as competências comportamentais associadas à comunicação assertiva são percecionadas por todos como relevantes para o sucesso dos projetos.


Trabalho final de Mestrado