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Social Return on Investment (SROI): Uma Metodologia para a medição do Impacto Social dos Projectos e justificação dos Investimentos

Aluno: Maria Elisabeth Gerardo Machado


Resumo
As Organizações do Terceiro setor têm assumido um papel cada vez mais relevante na sociedade devido a um diversificado conjunto de atividades. O seu crescimento e o grande número de projetos que desenvolvem explicam a constante necessidade de recursos financeiros para o cumprimento da sua missão que, na maioria, são obtidos junto de terceiros. A gestão por projetos é um dos métodos de trabalho adotados no Terceiro Setor. Os projetos sociais são um dos meios utilizados pelas suas organizações para a concretização da sua missão, ou seja, integram as medidas utilizadas no exercício da intervenção social profissional. O desenvolvimento de um projeto visa a introdução de mudanças, promovendo o desenvolvimento social e económico para gerar benefícios (ou impacto social). São escassos os indicadores que permitam a mensuração do retorno social para cada recurso obtido e gerido pelas Organizações do Terceiro Setor. Neste contexto, tem vindo a ser divulgada a metodologia Social Return on Investment (SROI).O rácio SROI traduz, em termos monetários, o impacto social gerado pelo desenvolvimento de um projeto. Para responder às questões de investigação levantadas neste trabalho adotou-se uma abordagem qualitativa-explanatória com o estudo de múltiplos casos, como técnica fundamental. No respeitante ao horizonte temporal, a pesquisa foi cross-sectional. Os resultados encontrados sugerem que a metodologia SROI é complementar à Gestão de Projetos, é uma ferramenta adequada e robusta para medir o retorno dos investimentos sociais e fornece informação importante para a justificação dos investimentos.


Trabalho final de Mestrado