Aluno: IlÉrcio Manjolo Da Silva Bento
Resumo
O presente estudo tem o seu foco no modelo de maturidade para gestão de projetos Organizational Project Management Maturity Model (OPM3), desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI). O objetivo foi aferir a relação entre a adoção deste modelo de maturidade e o desempenho evidenciado pelos projetos das organizações. O desempenho dos projetos realizados pelas organizações foi analisado com base em entrevistas realizadas a gestores de projetos e tendo em conta cinco variáveis, nomeadamente: o âmbito, o calendário, o custo, as expetativas dos clientes e a satisfação da equipa de projeto.
Atualmente, pouca evidência é encontrada na literatura académica a respeito dos impactos que os modelos de maturidade têm sobre a gestão de projetos e respetivos desempenhos. São precisos mais estudos que digam respeito ao desempenho evidenciado pelos projetos das organizações que adotaram os modelos de maturidade para gestão de projetos, de modo que se compreenda melhor esta relação.
O presente estudo possibilitou a obtenção de dados que confirmam que o modelo OPM3 proporcionou contributos positivos no desempenho dos projetos das organizações analisadas.
Alguns dos entrevistados afirmaram que a adoção do modelo OPM3 permitiu às suas organizações a concretização de aspetos importantes como melhoria nos processos que possibilitavam uma definição do âmbito mais acertada, melhorias nos processos de comunicação das partes interessadas nos projetos e a obtenção de mapas de melhorias que auxiliavam no cumprimento do calendário e dos objetivos dos projetos de forma mais pragmática e eficiente.
Trabalho final de Mestrado