Aluno: JÚlio Nuno Rodrigues De Freitas Ribeiro
Resumo
Resumo
Propósito: A direção de obra face à gestão de projeto na perspetiva dos diretores de obra, no sector da Construção/Indústria em Portugal.
O aparecimento de um novo interveniente, o gestor de projeto, no sector da Construção e Indústria em Portugal tem sido no meio profissional assunto de discussão e análise. O que se questiona profissionalmente é a forma de como será feita a inserção do gestor de projeto com as suas funções, num palco onde historicamente já existem intervenientes que pelo menos parcialmente as exerciam. De entre estes intervenientes destaca-se o diretor de obra cujas funções de coordenação, pelo menos aparentemente, parecem coincidir com as do gestor de projeto.
O propósito da presente dissertação é o de abordar esta aparente sobreposição de funções do ponto de vista do diretor de obra. Como objetivos a dissertação pretende aferir as áreas de sobreposição, equacionar as relações de liderança e caracterizar as competências técnicas que os intervenientes devem possuir.
Os resultados obtidos, a partir de uma análise qualitativa a inquéritos feitos a um painel de diretores de obra, confirmou a sobreposição das áreas de atuação e o potencial aparecimento de um risco de conflito de lideranças entre os intervenientes em estudo.
Trabalho final de Mestrado