Aluno: Hugo Miguel Machado MÉ
Resumo
As metodologias ágeis têm vindo a despertar cada vez mais o interesse, por parte das empresas que atualmente atuam em mercados cada vez mais competitivos, exigentes, imprevisíveis e que estão em constante mutação.
Para competir e sobreviver às condições de contingência num determinado contexto empresarial e num determinado ambiente operacional, uma organização deverá ser rápida, eficiente e altamente flexível à mudança.
As práticas e os métodos ágeis são o caminho utilizado por muitas organizações para introduzirem modificações complexas, evolutivas e duradouras para ganhar agilidade organizacional e, assim, obter uma ferramenta poderosa para ultrapassar concorrentes, num mercado dinâmico e imprevisível. Requer escalabilidade, adaptação, localização e adoção numa organização.
A literatura tem demonstrado que a transformação da cultura organizacional é necessária para o processo de transformação ágil.
Através de um caso de estudo procurou-se identificar as barreias e os desafios que uma organização possui para transformar a sua cultura organizacional numa cultura ágil. Este estudo mostra que esta mudança cultural acontece através das pessoas, com o apoio da administração e com a transmissão dos valores e princípios ágeis. Os resultados obtidos demonstram que o mindset, a comunicação, a estrutura e a dimensão da empresa são as barreiras e os desafios encontrados nesta transformação.
Trabalho final de Mestrado